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NICHITA STANESCU
( ROMÊNIA )
Nichita Stănescu ( pronúncia romena: [niˈkita stəˈnesku] ; nascida Nichita Hristea Stănescu ; 31 de março de 1933 - 13 de dezembro de 1983) foi uma poetisa e ensaísta romena .
O pai de Stănescu era Nicolae Hristea Stănescu (1908–1982). Sua mãe, Tatiana Cereaciuchin, era russa (originária de Voronezh , fugiu da Rússia e se casou em 1931). Nichita Stănescu se formou na Escola Secundária Ion Luca Caragiale em Ploieşti e, em seguida, estudou língua e literatura romena na Universidade de Bucareste , graduando-se em 1957. Estreou-se na literatura na revista literária Tribuna .
Stănescu casou-se com Magdalena Petrescu em 1952, mas o casal se separou um ano depois. Em 1962 casou-se com Doina Ciurea. Em 1982 casou-se com Todorița "Dora" Tărâță.
Durante grande parte de sua carreira, Stănescu foi colaborador e editor da Gazeta Literară , România Literară e Luceafărul.
Sua estreia editorial foi o livro de poesia Sensul iubirii ("O Objetivo do Amor"), que apareceu sob a seleção Luceafărul , em 1960. Ele também recebeu vários prêmios por seus versos, o mais importante sendo o Prêmio Herder em 1975 e uma indicação ao Prêmio Nobel em 1980. O último volume de poesia publicado em sua vida foi Noduri și semne ("Nós e Sinais"), publicado em 1982. Um grande bebedor, ele morreu de parada cardiorrespiratória . Ele está enterrado no Cemitério Bellu de Bucareste .
Prêmio da União dos Escritores Romenos (1964, 1969, 1972, 1975); Prêmio Herder (1975); Prêmio “Mihai Eminescu” da Academia Romena (1975); Coroa de Ouro laureada das Noites de Poesia de Struga (1982); Membro eleito post-mortem da Academia Romena,
POESIA SEMPRE. Rio de Janeiro. Número 22. Ano 13. Editor Marco Lucchesi. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional – Janeiro – Março de 2006.
228 p. ISSN 0104-0626. No. 10 362
Exemplar da biblioteca de Antonio Miranda
Tradução de CAETANO WALFRIDES GALINDO
Pensamento 8
Poemas muito bons que estão compostos
sobre uma linha melódica ruim se esquecem rapidamente
junto com a linha melódica. Enquanto que um
poema ruim em uma linha melódica boa
fica na memória.
Pensamento 9
Arranquem-se os marfins de Alifante
E do Mediterrâneo tudo o que foi Atlante
Ouçamos como cai como o falcão caçado
Tranquilo se em cascata, em um outro pecado
Se canta, lembra o trágico de toga,
E tudo em mim que brilha então se afoga
Mas não no mar de sal, e sim em algo muito mais.
Pensamento 10
A inspiração é o fundamento das artes em geral,
ela exatamente como o impulso elétrico que gera
a faísca entre dois polos. No momento em que
a tensão entre dois polos se cria, a faísca.
Sem faísca não pode haver faísca.
Pensamento 11
Eu acho que um homem é aquilo que lembra
de si mesmo. Por exemplo, eu me considero
aquilo que lembro que sou. Por isso
as vezes os homens são aparentemente mutantes ou têm
humores diferentes.
A cada vez você se lembra de outras coisas sobre
você mesmo.
Pensamento 12
Um poeta não pode ser melhor que outro poeta. Um
poeta pode ser melhor do que ele memo ou pior
do que ele mesmo.
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Página publicada em abril de 2025.
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